Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e informações úteis

Dicas e informações úteis

loading...

No doodle de hoje "Google" está "escrito por uma esferográfica". Em formato animado podemos ver a forma como a tinta passa pela esfera da mesma e agarra ao papel.


Parece simples, mas antigamente não era bem assim e a escrita à mão era mais complicada pois não secava rapidamente e deixava manchas.


Alguém inventou este prático objecto, a esferográfica.


 


ladislao-jose-biros-117th-birthday-506742820149657


 


O inventor da esferográfica foi Ladislao José Biro. Este húngaro (nacionalizado mais tarde argentino) trabalhava como jornalista e observava como a tinta impressa no jornal era eficiente pois secava de imediato e não deixava qualquer mancha.


 


Lazlo-Biro.jpg


 


 


Tentou assim criar semelhante processo para um objecto com o qual se pudesse escrever à mão (as formas de escrever à mão existentes na época não secavam de imediato e deixavam manchas não se revelando práticas).


 


Juntamente com seu irmão Georg, que era quimíco desenvolveu a esfera que gira na ponta da caneta, e assim que a mesma é colocada na posição de escrever a esfera gira e "agarra" à folha de papel.


O liquido não é tão viscoso como os anteriormente utilizados secando de imediato. Parece uma invenção simples mas foi necessária imaginação e muito trabalho.


 


É assim que se entra para a história e é assim que o google continua a recordar personalidades importantes para o mundo tal como o conhecemos hoje.