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Dicas e Informações Úteis

Obtenha aqui mais conhecimento e dicas úteis sobre variados temas.

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Não há duvida de que se deve fazer publicidade num sitio onde as pessoas a vejam.

E onde estão as pessoas hoje em dia? No facebook claro!

 

É portanto importante publicitar o nosso negócio criando uma página no facebook e depois publicitando-a.

 

Para tal clique na setinha em cima à direita como se fosse terminar sessão pois é lá que aparece a opção de "criar página".

 

criarpágina.jpg

 

 

COMO FUNCIONA A PUBLICIDADE NO FACEBOOK

 

Depois de ter criado a sua página, ou se já tem alguma, poderá novamente clicar na setinha e clicar em "criar anúncio".

No essencial, poderá promover a sua página do seu negócio com o objectivo de aumentar o número de likes da mesma ou poderá promover uma publicação especifica da sua página do negócio, seja ela um vídeo, uma foto ou texto com foto, ou apenas texto. Estas são as duas formas mais comuns havendo no entanto mais opções. Eis o menu que aparece no facebook para que escolhâ-mos uma opção de publicidade.

 

publicidadefacebook.jpg

 

A vantagem de publicitar no facebook é que você poderá escolher a quem é que quer fazer publicidade, isto é, segmentar o público.

 

  • Se é vendedor de um produto para carecas que faz crescer o cabelo naturalmente que o que você pretende é que essa publicidade seja feita aos homens.
  • Por outro lado se é vendedor de um produto que faz aumentar os seios, você quer é que o seu anúncio apareça ás mulheres. 

 

Mas não só esta distinção entre público masculino ou feminino é possível.

 

Você poderá escolher a idade, por exemplo, pessoas dos 30 aos 40 anos, poderá escolher a zona do país, por exemplo residentes num raio de 50km de Lisboa.

 

Entre muitas outras opções, desde estado civil, nivel de escolaridade, etc, etc.

 

Se é um prestador de serviços para casamentos o que você pretende é que o seu anúncio feito no facebook apareça ás pessoas que têm no estado civil "noivo/a".

 

QUANTO CUSTA PARA ANUNCIAR - QUAL O PREÇO DOS ANÚNCIOS

 

Não há um valor certo mas é certo que você poderá desde inicio definir que quer gastar no máximo 5 euros, por exemplo.

 

Se quiser "gostos" na sua página, cada "gosto" poderá custar 5 cêntimos.

Com 5 euros conseguirá portanto 100 "gostos" na sua página de negócio no facebook.

 

Mas depende. Quanto mais segmentar o público maior é o custo da publicidade.

Já consegui "gostos" a 1 cêntimo : ) mas noutro negócio que tenho cada "gosto" custou-me 50 cêntimos pois o público era muito mais especifico. Mas não se assuste, não há nada como experimentar por um valor inicial baixo apenas para testar. Lembre-se que você poderá definir quanto quer gastar no máximo.

 

Terá que adicionar um método de pagamento para que o facebook possa cobrar a sua conta.

Poderá ser com cartão de crédito, pay pal, ou fazer um carregamento da conta facebook previamente.

 

Aproveito para referir que se o que pretende é promover uma publicação especifica da sua página do negócio, o melhor é que seja em vídeo. Pelo menos é a forma mais barata normalmente.

Se for texto com foto o custo é normalmente superior. Terá que ver no que lhe apresenta maior vantagem, ás vezes compensa publicitar vídeos e noutros negócios compensa publicitar texto com uma boa imagem apelativa.

 

Há um mundo de possibilidades nos anúncios do facebook.

 

Repare que quando você está no seu facebook a publicidade que lhe aparece das duas uma:

  • Ou aparece no mural (patrocinado)
  • Ou aparece à direita numa imagem mais pequena, a chamada "coluna direita".

 

Isto para quem acede ao facebook pelo computador. No caso de estar a aceder pelo telemóvel, a publicidade só lhe aparece no mural. Não existe no telemóvel coluna da direita pois o ecrã é mais pequeno.

 

colunadireita.jpg

 

 

E isto você também poderá definir. Poderá querer por exemplo que a sua publicidade só apareça no mural das pessoas e não na coluna da direita.

 

Diga-se de passagem que é a melhor opção e a que dá melhores resultados pois aparecendo no mural é muito mais visível do que aparecer na coluna da direita em ponto mais pequeno.

 

Recordo que também poderá publicitar no Instagram, Tem de facto essa opção adicional, como sabemos o facebok adiquiriu o Instagram. Mas não considero muito importante esta opção pois o público está sempre mais presente no facebook. A não ser que o seu público alvo seja muito jovem. Aí compensará decerto aparecer também no Instagram, pois o mesmo é muito usado pelos mais jovens.

 

CONCLUSÃO

 

Há um mar de hipóteses e opções para que você consiga os melhores resultados.

Nada como ir ao seu facebook e explorar por si mesma/o tudo o que leu neste artigo.

Fazendo na prática é muito mais fácil e felizmente o facebook tem tudo muito intuitivo e fácil de se mexer para que você possa criar a sua primeira campanha de anúncios.

 

Depois de enviar o seu pedido de anúncio, o mesmo ficará no estado de aprovação que não costuma demorar muito tempo. Em menos de 5 minutos poderá ter o seu pedido de anúncio aprovado sendo que o mesmo começará desde logo a aparecer no facebook das pessoas que você definiu como sendo o seu público alvo.

 

Finalmente será questão de ver nas estatisticas que o facebook disponibiliza quase em tempo real os resultados que o seu anúncio está a obter.

Desde o número de pessoas que já alcançou, os "gostos" que conseguiu, o dinheiro que gastou, etc.

 

Boa sorte e mãos à obra..!

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