Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e Informações Úteis

Obtenha aqui mais conhecimento e dicas úteis sobre variados temas.

Dicas e Informações Úteis

Obtenha aqui mais conhecimento e dicas úteis sobre variados temas.

Hoje é dia de São Patrício. Já conhecia esta data? Irlandeses vestidos de verde, muita festa uma espécie de segundo carnaval para colmatar o jejum a que o tempo de Páscoa obriga.

É uma forma de os Irlandeses dizerem "olá" ao mundo. Com origem no Santo padroeiro da Irlanda e portanto com raízes religiosas já se tornou numa celebração à escala mundial seja de forma simbólica seja com festivais dedicados ao tema.

 

Esta festa é tão importante para os Irlandeses como o Carnaval é para o Brasil e a pouco e pouco o mundo tem-se associado, inclusive Lisboa.

 

saopatriciodia.jpg

 

De facto, desde as pirâmides do Egipto, à grande muralha da China passando pelo nosso Cristo-Rei em Portugal que já está iluminado em tons de verde desde o passado dia 14 de Março (cor da bandeira, associada aos irlandeses) o dia de São Patrício é cada vez mais popular e é a festa da Irlanda também em Lisboa com diversas atividades.

 

cristoreisaopatricio.jpg

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

 

patrick.jpg

 

Quem foi São Patrício? Um dia que era inicialmente dedicado à lembrança deste sacerdote que foi escravizado por Irlandeses, teve um dia o sonho de difundir o cristianismo na Irlanda até então politeísta. Estudou o cristianismo e preparou a sua fuga da Irlanda e do seu trabalho de pastor.

São Patricio morreu a 17 de Março no ano de 461 Dc e era filho de uma familía com estudos e posses.

Esta data tornou-se numa data religiosa com mais importância começando a haver missas e inclusive a fazer parte do calendário cristão por volta do ano de 1600.

 

DA RELIGIÃO À FESTA ATUAL

 

 

cerveja-verde.jpg

 

Inicialmente celebrada nos EUA e depois nos países de lingua inglesa esta data foi sendo comemorada por todo o mundo devido aos emigrantes Irlandeses que se espalharam por toda a parte. Como atrás foi dito, a Quaresma da Páscoa é uma altura em que somos convidados a fazer algum jejum e este dia serve também para quebrar essa tradição e festejar com muita bebida e comida.

 

 

O DOODLE DA GOOGLE E O TREVO DE 3 FOLHAS

 

 

st-patricks-day-2016-4834639321497600-hp.gif

 

São Patrício introduziu o cristianismo na Irlanda. O trevo de 3 folhas representa a Santissima Trindade, Pai, Filho e Espirito Santo. É um simbolo emblemático associado ao dia de São Patrício.

 

 

St.-Patricks-Day-2.jpg

 

CONCLUSÃO

 

Para si hoje é provavelmente um dia de trabalho normal. Se pretende de alguma forma dizer também "olá" aos irlandeses, nada como ir vestida/o com uma peça de roupa verde como forma de se associar a este dia.

Entretanto em Lisboa decorrerão diversas atividades como música irlandesa, teatro, etc.

De facto não é apenas um dia, o 17 de Março, a festa prolonga-se por mais dias.

Realmente faltava qualquer coisa no mês de Março que fosse contra o tempo de Quaresma habitual : ).

 

A Irlanda como país pequeno, pretende desta forma fazer-se ouvir e celebrar por todo o mundo.

Imaginem que todos os países pequenos aderem à moda?

 

 

loading...