Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e Informações Úteis

Obtenha aqui mais conhecimento e dicas úteis sobre variados temas.

Dicas e Informações Úteis

Obtenha aqui mais conhecimento e dicas úteis sobre variados temas.

O doodle animado de hoje (2 de Junho de 2016) reflete o que foi a obra de Lotte Reiniger, uma Alemã nascida a 2 de Junho de 1899, celebrando-se portanto o seu 117º aniversário de nascimento.

 

Esta senhora foi excepcional e pioneira na arte de dar vida a sombras através de recortes ficando conhecida como a mulher que deu vida ao papel.

 

fairy.jpg

 

(De facto a forma exímia com que movimentava as personagens e a forma real com que pareciam estar mesmo com vida levou-a a fazer a declaração acima). 

 

Usando apenas um cartão preto e tesoura Lotte Reiniger recortou milhares e milhares de imagens numa época em que ainda nem sequer existia a Walt Disney.

 

unnamed.gif

 

 

A sua obra mais conhecida são "As aventuras do príncipe Achmed". e Lotte Reiniger dedicou 3 anos da sua vida a fazer este filme.

E não é caso para menos:

  • Cada segundo do filme necessitou de 24 imagens isoladas ou seja 24 recortes.
  • O filme tem 66 minutos de duração, portanto foram necessárias 95040 imagens ou seja 95040 recortes de tesoura em riste : ).

 

lotte.jpg

 

Este processo de dar vida ás personagens em sombras necessitava de imensa paciência senão os seus movimentos pareceriam muito mecânicos e pouco naturais algo que não acontece quando visualizamos os filmes que têm realmente uma excelente fluência.

 

the-art-of-lotte-reiniger.jpg

 

Abaixo um excerto de Cinderela (1922).

 

 

Faleceu em 1981 na Alemanha com 82 anos e fez sentido a frase "santos da casa não fazem milagres" pois acabou por ser reconhecida internacionalmente mas não propriamente na Alemanha, o seu país.

Portugal também tem esse defeito mas isso fica para uma próxima história! ; - )

Parabéns ao google por este excelente doodle e por nos fazer lembrar ou conhecer Lotte Reiniger.

 

loading...