Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e informações úteis

Dicas e informações úteis

105th-anniversary-of-first-expedition-to-reach-the


 


Foi há 105 anos, no dia 14 de Dezembro de 1911 que Roald Amundsen, um explorador norueguês, chegou pela primeira vez ao Polo Sul. Ele e mais 4 homens.


 


oie_zZzId2jTQTzj (1).jpg


 


Puxados num trenó por cães e póneis siberianos consta que mantiveram durante a viagem o bom espirito de aventura, contando histórias, fazendo piadas, etc., tendo sido essa a chave do sucesso para suportar as baixas temperaturas. Claro que a par de uma excelente organização pois Roald Amundsen tinha o dom do bom planeamento.


 


caes-polo-sul-620-original1.jpeg


poneis.jpg


 


 


O Polo Sul (ou antárctica) tem temperaturas de 30 a 60 graus negativos pertencendo ao mesmo o recorde de graus negativos alguma vez registado na Terra: - 89º ..!!! Situa-se a cerca de 3 mil metros acima do nivel do mar.


O Polo Norte também é bastante frio mas não tanto como o Polo Sul.


 



A iluminação solar é simétrica em ambos os polos, sendo a duração de um dia completo o período de doze meses, seis de luz diurna e seis de escuridão noturna alternados.


 



09162021658416.gif


 


Infelizmente uma outra expedição (inglesa) que se tinha também lançado nesta aventura e que chegou umas semanas mais tarde acabou em tragédia (faleceram na viagem de regresso).


 


Roald Amdusen e os seus 4 homens chegaram sãos e salvos a casa. 


 



Naquele tempo havia uma grande rivalidade entre os países para serem os primeiros a fazer grandes conquistas. No fundo a mesma coisa mais tarde (anos 60) aquando da primeira viagem à Lua.


 



Para a história ficou então esta foto do norueguês:


 


Amundsen_Expedition_at_South_Pole.jpg


 


Os animais que sobreviveram e que tiveram um papel decisivo na jornada de conquista do Polo Sul, foram homenageados em 2010 (sim, com quase um século de atraso) tendo os seus nomes sido colocados na carta aeronáutica (em pontos estratégicos) da rota entre a Nova Zelândia e a Antártida. Um gesto simbólico mas que fez justiça a estes não menos heróis que Roald Amdusen e os seus 4 companheiros.


 


CONCLUSÃO


 


O google recorda assim neste dia a conquista do Polo Sul com um doodle ilustrativo ao tema, estilo foto de um momento, em que se acendem as brasas e combatem-se as baixas temperaturas com uma fogueira.


Não menos importante como referido no inicio do artigo, o sentido de aventura e companheirismo com que foi encarada esta jornada de sucesso.


 


Este artigo teve o apoio do Portal:


 


www.dj.jpg