Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e informações úteis

Dicas e informações úteis

Steve Biko foi um corajoso ativista anti-apartheid que dedicou a sua vida a uma causa: A igualdade racial..!


 


O google dedica-lhe um valioso e merecido doodle no dia do seu 70º aniversário de nascimento.


 



Estudante de medicina, faleceu aos 31 anos de idade tendo sido preso, torturado e espancado até ficar em coma ao qual não viria a resistir.


A data da sua morte é dia 12 de Setembro de 1977. O google recorda o seu nascimento no dia 18 de Dezembro de 1946.



 


stevebikodoodle.jpg


 


Fundou o movimento da consciência negra (Black Consciousness Movement) e tal como ele dizia: ser negro não era uma questão de cor da pele, ser negro "é um reflexo de uma atitude mental". Isto é, o negro não tem que se sentir inferior ou adoptar uma postura cercada por um complexo de inferioridade só por causa da sua cor de pele.


 


"você está bem como você é, comece a olhar para si mesmo como um ser humano..!"


 


Steve Biko lutou contra o Apartheid, regime instalado entre 1948-1994 na África do Sul em que a minoria branca retirava direitos há maioria da população negra.


 


ideal.jpg


 


Tinha razão Steve Biko: Morreu por uma ideia que ainda sobrevive - A igualdade racial e os mesmos direitos para todos. E não viveu conformado com o regime instalado que não estava correto e terminou..!


 


stevebiko.jpg


 


Ainda que por muitos desconhecido Steve Biko foi uma personagem importante da história existindo sobre ele um filme e músicas como forma de homenagem ao seu ideal humanista.